terça-feira, 15 de abril de 2014

Polícia Militar reforça policiamento especializado em Goiás

Consolidando o avanço de um importante passo do processo de fortalecimento do policiamento especializado em Goiás, a Polícia Militar realizou nesta segunda-feira, dia 14, a inclusão de 25 policiais ao Batalhão de Choque da corporação. Realizado sob a coordenação do Comando de Ensino da Polícia Militar (CEPM), um agente prisional de Goiás e três policiais militares dos Estados de Santa Catarina, Bahia e Amazonas também concluíram o 12º COC (Curso de Operações de Choque).
O aumento do efetivo do Choque integra as ações programadas para combater a criminalidade e reforçar a segurança da população. Dia 22 de abril próximo, completa um ano que a Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas) retornou às ruas 24 horas. A volta do grupo de elite em tempo integral marca o recomeço das ações de reestruturação e reforço das especializadas.
No ano passado, a unidade conquistou sua sede própria, realizou dois cursos de formação para incorporação de novos integrantes, recebeu novas viaturas, coletes antibalísticos e armamento. Em menos de um ano, a Rotam triplicou seu efetivo e quadruplicou o número de equipes nas ruas. “Todos esses investimentos contribuíram para fortalecer nossas ações na capital e cidades da Região Metropolitana”, explica o comandante da Rotam, tenente-coronel Renato Brum dos Santos.
Em continuidade ao processo de fortalecimento das unidades especializadas, o Comando-Geral da corporação realizou, em 2013, abertura de seleção interna para reforçar o efetivo do Giro (Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva). Criado em 1998, o Giro se tornou sinônimo de eficiência e agilidade no atendimento de ocorrências nas ruas da capital. Em média, o tempo de resposta varia de um a três minutos, garantindo o atendimento de quase 100% das solicitações.
No ano passado, com a inclusão de 25 integrantes à Companhia de Operações Especiais (COE), a PM fortaleceu ainda a unidade responsável pela atuação em situações críticas que envolvem sequestro, resgate de reféns, incursões em locais de alto risco e outras modalidades de ocorrências mais graves.
Também em 2013, a Polícia Militar realizou o 1º Curso Tático Explosivista Policial (CTEP). Os policiais militares, dentre eles, duas mulheres, passaram a integrar o efetivo da Companhia de Operações Especiais (COE) especializado em atender ocorrências que envolvem ameaças de bomba e outros artefatos explosivos.
Complementando o processo de reestruturação das companhias e batalhões especializados, a PM criou, em Aparecida de Goiânia e na Cidade de Goiás, a Companhia de Policiamento Especializado (CPE), concluiu o 1º Curso de Condutores de Cães de Emprego Policial (Cocep), reforçou o policiamento especializado em Anápolis e os Grupos de Patrulhamento Tático (GPTs) nas cidades do interior.
Comandante-geral da PM, coronel Silvio Benedito Alves, explica que as ações de fortalecimento das unidades especializadas atendem às diretrizes do Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e integram o planejamento estratégico elaborado pelo Comando da corporação. “As unidades especializadas desempenham uma importância fundamental, apoiando e realizando grandes ações de prevenção e combate à criminalidade”, complementa.
Além das ações repressivas, coronel Silvio Alves explica que a PM goiana também está antecipando o trabalho preventivo nas ruas. “Embora Goiânia não seja uma cidade-sede da Copa, estamos bem perto de Brasília e estaremos preparados para intervir em situações de vandalismo, garantir a incolumidade das pessoas e o exercício pleno da democracia”, pontua.
Combate ao tráfico de drogas
Criado em abril de 2012 com o objetivo de reforçar a fiscalização nas divisas, o Comando de Operações de Divisas (COD) contabiliza recorde de apreensões de drogas em Goiás. Desde sua implantação, a unidade apreendeu quase dez toneladas de entorpecentes (9,9 mil quilos). O COD se destaca também pela sua atuação de repressão e combate aos crimes de contrabando, descaminho, receptação, roubo e porte ilegal de arma de fogo.

Para impulsionar as ações do Comando de Operações de Divisas, o comandante-geral da PM explica que cinco novas bases serão instaladas este ano nos municípios de São Miguel do Araguaia, Britânia, Luziânia, Catalão e Itumbiara. Atualmente, o COD conta com bases nas cidades de Cachoeira Alta, Aporé, Chapadão do Céu, Piranhas, Jataí, Goiânia, Corumbaíba, Cabeceiras, Posse e Campos Belos. Com a implantação das novas unidades, o COD contará com 15 bases localizadas em pontos estratégicos de Goiás.

Nenhum comentário: