quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Frequência escolar de alunos cresce em Águas Lindas


O programa Bolsa Família (PBF) bateu recorde no acompanhamento escolar das crianças e jovens que recebem o benefício. Somente entre os meses de abril e maio foi registrado o percentual de 89,81% de alunos que tiveram suas frequências escolares acompanhadas, sendo esta a maior cobertura já registrada para o período.
Após a divulgação dos dados o secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra, descreveu a importância das famílias cumprirem as condicionalidades do programa tanto os educação como os de saúde.
“É uma perspectiva fundamental estar em sala de aula, buscar uma formação para que esse jovem e essa criança possam ter a oportunidade de mudar a vida das suas famílias”, disse o secretário especial Lelo Coimbra.
Em Águas Lindas de Goiás desde o primeiro semestre de 2018, os trabalhos para ampliação dos indicadores de qualidade, no que diz respeito ao acompanhamento da frequência escolar dos alunos beneficiados pelo PBF no município, tanto nas redes municipais e estaduais de ensino, como nas esferas federais e particulares, são totalizadas 109 unidades escolares e 22.025 crianças e adolescentes beneficiários do Bolsa Família acompanhadas.
A Secretaria Municipal de Educação desenvolveu juntamente com outras unidades de gestão, estratégia de buscas em plataformas diferenciadas por meio do Sistema de Gestão Escolar SIG, plataforma municipal, SIGE, plataforma estadual e Educasenso, plataforma Federal. Essas plataformas permitirão um avanço significativo nos percentuais atingidos pelo município.
No primeiro semestre de 2017 o número de beneficiados ultrapassava a margem de 19 mil famílias atendidas pelo programa, porém havia cerca de 2.400 alunos na condição de “não localizados”, ou seja, infrequentes e assim tinham os seus benefícios bloqueados. Além das reduções dos valores de repasse de recursos federais para Águas Lindas.
Após planejamento estratégico e mais acompanhamento, houve redução do número de crianças e jovens infrequentes, atingindo assim um marco histórico na cidade, onde um percentual de 89% de acompanhamento da frequência escolar saltou para 98,23% até abril de 2019, que ainda não havia sido atingido no município.
Conforme o secretário municipal de Educação, Deusimar Macedo, este número foi alterado positivamente após as equipes operadoras do sistema de presença escolar serem incentivadas e também aprenderem a utilizar as plataformas.
O último levantamento realizado por meio de relatório operacional disponibilizado pelo próprio sistema de presença, aponta que no município tinha 21.412 crianças e adolescentes com perfil para acompanhamento das condicionalidades de educação que precisavam ter a frequência escolar acompanhada no último bimestre.
Dessas, foram acompanhadas 21.034, uma cobertura de acompanhamento de 98,23%, assim o quantitativo de alunos “não localizados” sofreu redução, o que trouxe um indicador de qualidade levando ainda mais ao marco de nova meta alcançada.
Em Águas Lindas além das plataformas de frequência escolar, também são difundidos os programas de combate a desistência escolar como o Evasão Zero e campanhas como a “Fora da Escola Não Pode! ”

Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Site da Prefeitura de Águas Lindas:


Nenhum comentário: