sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Aguas Lindas fará parte do programa estadual “ Goiás pela Vida”

       O prefeito Hildo do Candango recebeu na manhã desta quarta feira 26/10, representantes do Governo do Estado de Goiás para tratar de assuntos relacionados ao pacto social “Goiás pela Vida”, iniciativa do Governo do Estado e que terá a participação dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e da sociedade civil organizada envidam esforços para combater a violência em Goiás.
            O programa foi lançado na ultimo dia 24/10 (segunda feira) em evento especifico na capital Goiana e contou com a participação do governador Marconi Perillo, do vice-governador Jose Eliton e outras autoridades envolvidas na área da segurança. Neste primeiro momento foram escolhidas 21 cidades, são elas: Águas Lindas, Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Catalão, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Goiânia, Itumbiara, Luziânia, Jataí, Novo Gama, Planaltina, Quirinópolis, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade e Valparaíso.
            Na ocasião, Hildo do Candango informou que 50 guardas municipais estão recebendo a capacitação necessária para serem disponibilizados ao município. No dia 1º de novembro o município sediará na Escola Municipal Ver. Erico de Sousa Ferreira localizada no Jardim Brasília a etapa municipal para discussão e coleta de ideias para serem inseridas no pacto social e levada a Etapa Estadual. O inicio da conferência está prevista para as 8 horas da manhã e contará com a presença do secretario de segurança pública do Estado de Goías, o vice governador Jose Eliton.
Meta
A grande meta do programa e reduzir os índices de criminalidade nos municípios escolhidos. Estes municípios concentram 89% dos crimes contra a vida e contra o patrimônio ocorridos no ano de 2015 segundo estatísticas do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP). Entre eles estão a capital, cidades da Região Metropolitana de Goiânia e do Entorno do Distrito Federal.
A operação do pacto vira a partir das políticas públicas interinstitucionais e transversais de segurança pública preventiva. As discussões das propostas e ações para o enfrentamento da violência virão por meio de câmaras temáticas e conferências municipais que posteriormente serão levadas ao Fórum Estadual do Pacto Social. Resultará na elaboração de um documento formal – o Plano Estratégico de Ações do Pacto Social aglutinará as medidas a serem tomadas em cada cidade e os responsáveis pela execução respeitando as características locais.

            Participaram da reunião os vereadores Giovane Machado e Vanderley Blá além dos vereadores recém-eleitos Eder Nunes, Neide Enfermeira.


Nenhum comentário: