terça-feira, 29 de maio de 2012

Geraldo Messias promove mutirão de exames de útero


Texto: Alberto Pessoa
Fotos Beto Castanheiro


A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu durante os dias 22 ao 26 deste mês o mutirão de exames de videohisteroscopia, em parceria com o médico ginecologista do Hospital Santa Marta em Taguatinga, Paulo Guimarães. A SMS cadastrou, e disponibilizou transporte e alimentação para as 63 mulheres que se deslocaram para o Distrito Federal.  Nove dessas mulheres serão submetidas à cirurgia, enquanto que outras dez optaram pela implantação do DIU.


Para Geraldo Messias valeu o esforço para viabilizar o atendimento “principalmente porque sabemos da necessidade das mulheres realizarem esses procedimentos médicos, de suma importância para a manutenção da boa saúde”, destaca.

O secretário municipal de saúde Válber Tavares, que esteve ao lado das pacientes no hospital Santa Marta, juntamente com a diretora da Atenção Primária Isabel Naves, ressalta a importância destes procedimentos médicos. “O prefeito Geraldo Messias tem se preocupado com a saúde da mulher águaslindese. Em face ao valor de uma exame deste porte ou de uma cirurgia os quais demanda recursos que muitas mães de famílias não dispõe, por isso, a intervenção da prefeitura oferecendo gratuitamente oportunidade para suprir essa necessidade garante uma melhor qualidade de vida a essas pessoas.

A dona de casa Zita Soares realizou os exames e saiu da clínica muito satisfeita “não teria condições de fazer um exame deste que custa mais R$ 1600,00 ou uma cirurgia (em torno de R$ 6 mil), temos de agradecer ao prefeito Messias, ao secretário Válber por esta iniciativa”, declarou.

Histeroscopia

Histeroscopia é o exame endoscópico do útero que permite a visualização do canal endocervical e da cavidade uterina. É realizado com equipamento denominado histeroscópio, na paciente em posição de exame ginecológico.

Após colocação de um espéculo na vagina, o histeroscópio é introduzido através do colo uterino. Com uma microcâmera conectada ao equipamento, a imagem é projetada em um monitor, permitindo à paciente acompanhar o exame durante sua realização.

A histeroscopia pode ser realizada não somente com finalidade diagnóstica mas também terapêutica (cirúrgica). A histeroscopia cirúrgica permite o tratamento de algumas patologias benignas que se desenvolvem no interior do útero.

Nenhum comentário: