sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Flamengo vence em Águas Lindas
Alberto Pessoa
Apesar de não contar ainda com estádio de futebol – apenas campos de poeira nos bairros-, Águas Lindas curte o esporte, mesmo com as poucas opções e define sua preferência como torcedor, conforme a Pesquisa Metropolitana por Amostra a Domicílio (PMAD) realizada pela Codeplan na região do Entorno do DF. Mesmo assim, o baixo percentual de prática de atividades esportivas é preocupante, pois resulta em alto grau de sedentarismo da população, com impacto na saúde pública.
Sobre a preferência por times de futebol de projeção nacional, mais de um terço, ou seja, 32,63% declararam não ter preferência por time algum. Quanto aos que declararam preferência por algum time, há um amplo predomínio do Flamengo, que mobiliza as atenções de 53,24% do total dos torcedores.
Na seqüência se destacam os torcedores de outros quatro times: Vasco (9,67%), Corinthians e Santos, ambos com 9,20% e Palmeiras (6,63%) que aglutinam, em conjunto, a preferência de 34,70% do total de torcedores. Já outros seis times (Botafogo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Grêmio e Santa Cruz), respondem por 7,33%, perfazendo os 11 maiores clubes nacionais preferidos pelos moradores de Águas Lindas de Goiás.
No que se refere à prática de atividades esportivas, a população do município não possui o hábito de freqüentar praças, parques e jardins, conforme resposta de 79,31% dos entrevistados. Os que freqüentam “às vezes” ou “raramente” as praças, parques e jardins são 19,23% e freqüentemente foi a resposta de apenas 1,31%.
Ainda de acordo com a Pesquisa, acompanhando o pouco uso de parques, praças e jardins, os moradores de Águas Lindas de Goiás também pouco praticam atividades esportivas, sendo os não-praticantes 88,13% do total da população. Para os que praticam algum tipo de atividade esportiva, as preferidas são o futebol (6,76%); a academia (1,85%); a caminhada (1,70%); e a corrida, com apenas 0,17%. Outras modalidades somam 1,28%.
Os dados mostram que a grande maioria das pessoas do Município não tem hábito de freqüentar espaços esportivos, pois (92,47%) declararam não freqüentar centro olímpico, ginásio coberto, parque/praça ou qualquer outro espaço de práticas esportivas. Dos que declaram freqüentar esses espaços, predomina o ginásio coberto com 1,16% e parque/praça (0,94%). Outras modalidades somam 4,89%.
Música Gospel é a preferida.

Em relação à preferência musical, 5,90% declararam não ter nenhuma e 28,22% têm por vários tipos. Dos que revelaram ter preferência especificamente por um tipo de música, em primeiro lugar aparece a música gospel com 37,26% e em segundo, a música sertaneja, reconhecidamente ritmo musical típico do Estado de Goiás, com 35,32%. O forró/xaxado ocupa o terceiro lugar com 6,40%; o hip-hop é a preferida de 2,99%. Na seqüência, aparecem a música popular brasileira (MPB) com 2,44% e o rock, com 2,33%. Baixíssimos percentuais vão aparecer nos demais itens: pagode, (1,20%), samba, axé, bossa nova, música clássica e jazz - todos com menos de 1%.

Nenhum comentário: