domingo, 7 de setembro de 2014

Confira, na íntegra, meu artigo sobre o 1º lugar no Ideb, publicado neste sábado em O Popular:
Fazer diferente
Muitos dizem que os frutos do investimento em Educação são colhidos somente a longo prazo. Entendo que, em um período mais longo, vamos garantir melhorias socioeconômicas por meio da educação. Mas, do ponto de vista do aprendizado, o resultado é imediato. Hoje somos o primeiro lugar no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – no início deste governo, éramos o 16º.
Acredito que, na Educação, cada dia letivo, cada aula conta. O ensino e a aprendizagem ocorrem no presente. O tempo é agora. E todas as mudanças trazidas pela reforma educacional implantada em Goiás, o Pacto Pela Educação, foram pensadas para que nossos alunos aprendessem mais a cada dia. Mesmo assim, o Pacto foi alvo de inúmeras críticas. A diversidade de opinião é natural em uma democracia, mas contra fatos não há argumento. O bom resultado que tivemos prova que estamos no rumo certo.
Entendo que as mudanças que ocorreram na rede estadual nos últimos anos mexeram muito com a rotina de todos os profissionais da educação. Em um momento em que era necessário tomar medidas, muitas vezes, tidas como impopulares, é importante termos um gestor com a capacidade de Marconi Perillo, capaz, inclusive, de romper barreiras político-partidárias para melhorar a educação e de entender que resistência é natural quando as mudanças são profundas.
O governo sempre manteve a convicção de que esse era o caminho certo e necessário para que Goiás desse um salto de qualidade na Educação. E hoje os números do Ideb comprovam isso. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a rede estadual atingiu nota 6,0, patamar educacional médio de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Todas as medidas adotadas foram decorrentes de um grande trabalho de planejamento e gestão, mas elas não seriam possíveis se não tivesse o comprometimento de quem está no chão da escola. O sucesso, inclusive, só é decorrente de trabalho conjunto, que envolve professores, gestores, coordenadores, tutores e todos os demais servidores da educação.
O primeiro lugar no ranking Ideb prova também que as mudanças trazidas pelo Pacto têm gerado um impacto altamente positivo para nossos alunos, que são a verdadeira razão de todos os nossos esforços. Reformamos todas as escolas estaduais e incentivamos os professores que estão em sala de aula, não faltam e planejam suas aulas, por meio do Programa Reconhecer.
Reconhecemos ainda o esforço dos mais de 15 mil alunos da rede estadual que mais se dedicaram por meio do Prêmio Aluno. Combatemos fortemente a evasão escolar, através de ligações telefônicas que foram feitas para os pais dos alunos que estavam faltando às aulas. A criação de um currículo referência também foi fundamental nesse processo, garantindo equidade de aprendizagem a todos os alunos. Com a tutoria pedagógica, foi oferecido suporte pedagógico permanente às escolas.
Concordo que ainda há um longo caminho pela frente e isso nos desafia a melhorar cada vez mais. A mudança é um caminho íngreme, mas Goiás está no topo. Olhando para o presente, o Estado tem garantido aos jovens goianos a perspectiva de um futuro melhor. Uma prova clara de que vale a pena abrir a cabeça para novas idéias e tentar fazer diferente. Sempre que possível, importante reconhecer o trabalho especial feito por cada professor, que foi capaz de viver e promover mudanças e de entregar os melhores resultados da educação no Brasil. Tenho muito orgulho de ter feito parte disso.
Thiago Peixoto é economista, deputado federal (PSD) e ex-secretário da educação do Estado de Goiás.


Nenhum comentário: