segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Ivânia Fernandes: é preciso envolver a sociedade no combate às drogas

 Goiás Agora

Presidente do Geed, Ivânia Fernandes.
Foto: Eduardo Ferreira 
O Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (Geed) foi criado em novembro de 2012 e aos poucos vem sendo estruturado para o desenvolvimento de ações de prevenção, tratamento e combate ao uso de drogas. Na estrutura organizacional do grupo estão nove órgãos do Governo do Estado: Segurança Pública, Educação, Saúde, Segplan, Secult, Cidadania e Trabalho, Fapeg, Agel e Casa Civil. No dia 4, terça-feira, o Geed lançará a Jornada Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas, com o tema: Vida Saudável – Mais que Prevenção, às 8 horas, no Auditório Lago Azul do Centro de Convenções de Goiânia. Segundo a presidente do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas e do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Ivânia Fernandes, o objetivo do evento é contribuir para a superação da grave realidade social relativa ao uso e abuso de drogas em Goiás.

Nesse pequeno espaço de funcionamento o Geed já colocou alguma política de enfrentamento às drogas em prática?
Ivânia Fernandes – O Geed nasceu para coordenar e operacionalizar todas as políticas públicas de enfrentamento às drogas no Estado de Goiás. Diante disso nós já propusemos várias ações em sintonia com as políticas federal e estadual. Um exemplo é o programa Anjos Urbanos, na área de prevenção junto aos municípios e à comunidade. Nós já desenvolvemos esse trabalho em Itumbiara e Caldas Novas. Nós ministramos cursos de capacitação aos professores do Ensino Fundamental com o objetivo de atingir as crianças e adolescentes. Queremos tratar com os pais e educadores sobre como a droga chega até as crianças.

De que forma o Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas trabalha para atender os dependentes químicos que precisam de tratamento terapêutico?
Ivânia Fernandes – Dentro do eixo responsável pela área de cuidados, nós tivemos muitos avanços. Estamos comprando 700 vagas nas unidades terapêuticas para que possamos dar continuidade ao tratamento pós-desintoxicação. Já investimos também no fortalecimento dessas unidades terapêuticas através de um repasse de R$ 50 mil para que possam se adequar à resolução da Anvisa. Com isso elas podem ofertar vagas aos governos estadual e federal. Estamos lançando ainda dois editais para fazermos o repasse de até R$ 20 mil para que as comunidades possam adquirir equipamentos ou maquinário, que serão utilizados nos cursos de capacitação para o cidadão que estiver fazendo o tratamento terapêutico. O objetivo é facilitar a inserção ou reinserção no mercado de trabalho de quem fizer o tratamento de desintoxicação.
Qual é o objetivo da Jornada Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas que será lançada no dia 4 de fevereiro?

Ivânia Fernandes – A jornada, que será lançada neste fevereiro, no Teatro Lago Azul do Centro de Convenções de Goiânia, vai contribuir para a superação da grave realidade social relativa ao uso e abuso de drogas em Goiás, que tem culminado no aumento dos índices de furtos, roubos e homicídios. Vamos realizar essa jornada em todo o Estado. Nós contamos com os prefeitos, os líderes comunitários, representantes das áreas da saúde e educação e também de grupos religiosos. Precisamos, de fato, envolver a família e a sociedade como um todo nesse debate. Nessa jornada nós vamos elaborar um plano que atenda às necessidades de cada município goiano.

Nenhum comentário: