DEMOCRACIA
TJ PODE OBRIGAR ELEIÇÃO DE ADMINISTRADORES
AÇÃO JUDICIAL DE PITIMAN REQUER ADMINISTRADORES ELEITOS POR VOTO POPULAR
DIÁRIO do poder
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) vai julgar amanhã (14) o mandando de injunção que obriga o GDF e a Câmara Legislativa a adotarem as medidas necessárias para a escolha dos adminstradores regionais por meio da participação popular. O mandado impetrado pelo deputado federal Luiz Pitiman (PSDB) será julgado juntamente com duas duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI).
O julgamento das ADIs deveria ter sido realizado em novembro de 2013, mas os desembargadores decidiram que as ações e o mandado de injunção seriam apreciados em conjunto por tratarem da mesma matéria. De acordo com Pitiman, a decisão demonstra que a tendência é a de regulamentar a participação popular, uma vez que “duas entidades com tanta credibilidade, como a OAB e o Ministério Público defendem a mudança”.
Se isso acontecer, acabará a farra de apadrinhamentos políticos e indicações para esses cargos. “Atualmente as Administrações Regionais são verdadeiros feudos de alguns deputados distritais governistas. Esse é maior câncer do DF”, lamentou Pitiman. Vale lembrar que cidades do DF, como Ceilândia, por exemplo, são maiores que muitas capitais de estados. “Ceilândia é maior que Vitória (ES) e Florianópolis (SC)”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário