terça-feira, 15 de junho de 2010

Águas Lindas ganha novo Sistema de Transporte Coletivo

Por  Izabel Paz - DecomAlgo - Fotografia Toninho Tavares


Os moradores do município de Águas Lindas de Goiás ganharam ontem um novo sistema de transporte coletivo. As antigas e problemáticas vans que ajudavam no deslocamento dos moradores foram substituídas por modernos microônibus, equipados com rampas para acesso de pessoas portadoras de deficiência e idosos, câmeras de vídeo para aumentar a segurança e sistema de bilhetagem eletrônica para evitar fraudes. Segundo informações da Prefeitura da cidade, apesar dos investimentos, o preço da passagem será mantido nos atuais R$ 1,70.
A apresentação dos novos veículos aconteceu na manhã de ontem (13/06) no estacionamento da Prefeitura do município. O prefeito da cidade, Geraldo Messias (PP), entregou 30 novos veículos à comunidade, que substituíram 50 vans que atuavam no sistema. Até o final do ano, segundo Messias, 20 novos microônibus passarão a integrar a frota, o que deverá elevar para 14 mil o número de pessoas transportadas diariamente.
A reforma no sistema de transporte público só foi possível graças a uma Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a prefeitura e os condutores das vans que se reuniram em cooperativa e passaram de operadores a donos de empresa de transporte na cidade. “Águas Lindas agora é um exemplo para outras cidades. A prefeitura fiscaliza os serviços, mas são os empresários quem comandam e administram o sistema”, afirmou Messias durante carreata dos ônibus pela cidade.
Com a PPP, foi criada no município a Cooperativa de Transporte de Passageiros de Águas Lindas de Goiás (Cooptrap-ALG), totalmente formada pelos antigos motoristas e cobradores de vans que possibilitou o acesso deles a crédito para a aquisição dos veículos. “Temos cerca de 150 pessoas empregadas diretamente, o que é um avanço. . O prefeito Geraldo Messias foi essencial para conseguirmos o financiamento de 100% dos veículos. O transporte da cidade estava ultrapassado, mas agora vamos atender dignamente a população”, afirmou o presidente da cooperativa, Cléber Antônio Cordeiro.
Usuária do sistema de transporte local, a vigilante Clarisse Rodrigues, 30 anos, ficou animada com os novos microônibus que passaram a atender áreas antes não atendidas pelas vans. “Com esses ônibus Águas Lindas terá mais conforto, Espaço e segurança, o que eram reclamações freqüentes de nós usuários”, conta.
Para garantir segurança e comodidade aos usuários do transporte coletivo de Águas Lindas, todos os veículos contam com modernos equipamentos eletrônicos de navegação, que limitam a velocidade de trânsito dos microônibus à velocidade máxima de 60 quilômetros por hora (km/h).
Além disso, motoristas e cobradores receberam cursos de qualificação nas áreas de Relações Humanas, Atenção a Idosos, Primeiros Socorros e Direção Defensiva. “Agora temos mais informações sobre nossa atividade e melhores condições de prestarmos um serviço melhor para os moradores”, diz o motorista Izelino da Costa Dias.

Um comentário:

Alex disse...

Melhoria só se for pro bolso deles porque pros usuários continua a mesma coisa, senão pior, já que agora agente passa até 40 minutos na parada esperando,e quando vem já está lotada. Tá mais facil acertar os números da megasena do que os microonibus passarem na hora certa, visto que os usuérios têm compromisso e hora certa de chegarem ao trabalho.Por favor não veja isso só como uma crítica e sim como um desabado.Por Favor organizem o horário e colocar mais microonibus já que os 30 microonibus não suprem as antigas 50 vans e qua passavam a cada 10 minutos.Coloquem tmb o telefone da (COOPTRAP-ALG)para que os demais usuários possam clamar por seus direitos. Obrigado