quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Investimento em saneamento melhora a qualidade de vida em Águas Lindas

O governador do DF, José Roberto Arruda, e de Goiás, Alcides Rodrigues Filho, autorizaram na manhã desta quinta-feira (26) o início das obras de implantação do sistema de esgoto. Obra prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) beneficiará uma população de 85 mil habitantes

O saneamento básico chegou a Águas Lindas. Nesta quinta-feira (26), o governador do Distrito Federal José Roberto Arruda e o de Goiás, Alcides Rodrigues Filho, assinaram a Ordem de Serviço conjunta autorizando o início das obras do sistema de esgotamento sanitário da cidade do entorno. Na primeira fase do projeto serão investidos R$ 63,1 milhões em benefício dos 85 mil habitantes.
Atualmente, Águas Lindas conta com menos de 1% de saneamento básico. O esgoto da cidade é a céu aberto ou em fossa séptica e não possui o cuidado adequado. Com as obras, 100% da comunidade terá tratamento de esgoto.
As obras integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e serão financiadas pela Caixa Econômica Federal. O Consórcio Águas Lindas, formado pelas empresas Caesb e Saneago, será o responsável pela execução das obras com prazo final previsto para 18 meses.
Na primeira fase do sistema de esgotamento sanitário serão construídos 7.100 metros de linhas de recalques, 21.600 ligações com 458.250 quilômetros de redes coletoras, uma Estação de Tratamento de Esgotos, quatro estações elevatórias de saneamento e emissários que atenderão a aproximadamente 45% da região urbana de Águas Lindas, onde está localizada a maior densidade populacional da cidade.
Durante a solenidade, na Avenida JK, o governador José Roberto Arruda ressaltou os benefícios da parceria entre os governos do Distrito Federal e de Goiás para a comunidade. “Ao implantarmos a rede de esgoto em Águas Lindas, estamos evitando a poluição da barragem do Rio Descoberto que fornece 2/3 da água para o DF”, lembrou o governador. “Dar infraestrutura a essa comunidade é diminuir a pressão no DF”, acrescentou.
Para Alcides Rodrigues Filho, a obra é a mais importante da cidade. “Com a autorização das melhorias daremos atenção ao meio ambiente e à saúde da população de Águas Lindas e do Distrito Federal”, reforçou o governador de Goiás, apoiado pelo presidente da Caesb, Fernando Leite. “É uma obra dois em um. Beneficia habitantes dos dois locais”.
O presidente da Saneago, Nicomedes Domingos Borges, deu literalmente as dimensões da grandeza da obra. “A extensão da rede de esgoto que será construída na cidade é comparada a ida e volta até Goiânia”, detalhou.
Os investimentos em saneamento foram muito bem recebidos pela professora Maria das Graças Dias, moradora de Águas Lindas há 20 anos. “Agora teremos qualidade de vida para a nossa família”, comemorou a professora.
O Prefeito geraldo Messias nao se continha com mais uma conquista de sua administração, "fizemos um esforço muito grande para que esta obra que é um sonho de todos os moradores de nosso municipio se concretizasse e graças aos governadores Arruda e Alcides Rodrigues estamos vivenciando este momento histórico para todos nós" disse o Prefeito.

Nenhum comentário: