quinta-feira, 18 de junho de 2009

Prefeito inaugura PSF na Cadeia Pública

Por Ricardo Toledo
e Alberto Pessoa

Uma unidade permanente de saúde dará assistência médica, psiquiátrica e odontológica aos presos

O prefeito de Águas Lindas Geraldo Messias juntamente com o deputado distrital doutor Charles, vereadores, secretária de saúde, Margarete Arioza, Superintendente Municipal de Vigilância em Saúde, Sueli Santos, representante da Superintendência de Execução Penal –SUSEPE-, entre outras autoridades, inaugurou nesta terça-feira (16), um posto de saúde no interior do presidido de Águas Lindas.
O posto funcionará com o atendimento básico aos presos e a seus familiares. Uma equipe de três médicos (inclusive um psiquiatra) um enfermeiro e quatro técnicos em enfermagem, com suporte necessário para atender à população carcerária, está efetivada no posto.
"Tanto em identificação de males, quanto na prevenção e disseminação de doenças que possam vier acometer os detentos, esta equipe estará pronta para agir", frisou Geraldo Messias. Os recursos para a implantação da unidade de saúde, a primeira a ser executada fora da capital do estado, foram viabilizados pelo Mistério da Saúde, coma contrapartida do município, do governador Alcides Rodrigues e faz parte do Programa Saúde da Família. A Susepe, garantiu o repasse de verba na ordem de R$ 62 mil para Secretaria Municipal de Saúde, em auxílio às despesas mensais no posto de saúde.
Para o diretor do presídio, Paulo Gomes de Paula, a implantação do PSF é de suma importância "não só pelo fator segurança no momento da escolta de preso para o hospital, mas também pelo fato do atendimento que é prioritário e com isso daremos mais oportunidades para a comunidade que procuram os hospitais", declarou Paulo.
O enfermeiro coordenador do posto de saúde, Raimundo Neto diz que endemias como micoses, diabetes e até incidência de tuberculose já foram constatados entre os presos da Cadeia Pública de Águas Lindas "mas já estão todas sob controle", ressalta.
CADEIA PÙBLICA
Com uma população carcerária de 138 detentos, sendo 136 do sexo masculino e duas do sexo feminino, a Cadeia Pública, tem apoio logístico da Secretaria de Segurança Pública do Estado e da prefeitura local. Os detentos daquela instituição atualmente desenvolve atividades como: costura artesanal de bolas de futebol e manutenção da limpeza e higiene da área da prisão.

Nenhum comentário: