quinta-feira, 3 de maio de 2007

A politização dos jovens é necessária


Quando ouço um jovem, cidadão com idade entre 16 e 29 anos, falar que não gosta de política entristece-me. Pois isto me ajuda a compreender porque o Brasil está longe de resolver o problema ético de seus legisladores.
A República Federativa do Brasil tem entre a sociedade quase 50% de jovens cidadãos, isto é, jovens com o poder de escolher seus representantes. Isso faz com que a população entre 16 e 29 anos de idade possa decidir o presente e o futuro da nação com seu poder de voto. Como poderá a sociedade combater a corrupção sem o apoio da juventude? Pois é, não poderá.
A politização da juventude é necessária. A política tem que ser entendida pelos jovens para que os mesmos possam usar sua força de vontade, força essa natural em todo cidadão dessa faixa etária, para ajudar a sociedade a renovar com qualidade os políticos do Brasil, levando a ética ao parlamento federal, as assembléias
legislativas e as câmaras municipais.
A política faz parte de toda uma população querendo ela ou não, portanto a sociedade é obrigada sim a gostar de política. Tudo que nos norteia tem política inserida. Nós estamos sujeitos à violência, à alta de tributos, à saúde pública, à higiene, à marginalização, ao mercado de trabalho. Com uma participação ativa da juventude na política, levando suas necessidades e reivindicações para o debate com parlamentares e governantes, é possível ter uma melhoria na forma de legislar e governar nesse país. A Segurança Pública é comandada por um representante da sociedade. A política fiscal e econômica é comandada por uma representante da sociedade.
Aqueles que têm o dever de zelar pela preservação do meio ambiente, para melhoria de toda qualidade de vida da população, também são representantes da sociedade escolhidos pelo povo. Seria um modo de expressar uma das formas de idiotice humana, a qual todo ser está sujeito, dizer que não gosta de política. Os problemas étnicos dos legisladores não serão resolvidos enquanto nós, jovens, tivermos este pensamento. Infelizmente.
Juliano Gonçalves da Silva –Vice-Presidente Metropolitano do PP Jovem de Goiás

Opinem sobre o texto "A POLITIZAÇÃO DO JOVEM É NECESSÁRIA" e votem
na enquete " A POLÍTICA É UM MAL NECESSÁRIO"?, no site da juventude
do partido progressista de goiás (www.juventudeprogressista.org)