quarta-feira, 11 de abril de 2007

INSEGURANÇA
Reféns da violência
Para a grande maioria dos brasileiros, a criminalidade no País avançou nos últimos anos, mostra pesquisa CTN/Sensus. Além de ter plena consciência sobre o aumento da criminalidade, a sociedade brasileira considera a desigualdade social como um dos seus fatores determinantes.
Segundo pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), 90,9% dos brasileiros dizem que a violência cresceu nos últimos anos no País. A pobreza e a miséria foram citadas por 24,1% dos entrevistados como as principais causas dessa situação. A Justiça ineficiente, o tráfico de drogas, as leis brandas, a corrupção policial e falta de policiamento também foram apontados como responsáveis por esse indesejável crescimento.
Dos 2 mil entrevistados pelo Instituto Sensus, só 5,2% acham que a violência não aumentou. A pesquisa ouviu moradores de 136 municípios de 24 estados, entre os últimos dias 2 e 6.
Para 34,8% dos entrevistados, as cidades em que vivem são muito violentas ou violentas, contra 26,1% que as classificaram como mais ou menos violentas. Já a maioria (38,3%) disse que a cidade onde mora é pouco ou nada violenta.
Cidadão em risco
Para 29,9% dos entrevistados, o maior responsável pelo combate à violência urbana é o Governo Federal. Para 16,7%, as ações de segurança pública são atribuições dos governos estaduais. Já para 12,6%, essa é uma função da administração municipal.
A maioria dos entrevistados (71,7%) afirmou que a segurança do cidadão está em risco devido à ação dos bandidos, enquanto que 20% apontaram que a ação policial é que coloca em perigo o brasileiro. O levantamento também captou a opinião da população sobre a maioridade penal. Dos entrevistados, 81,5% são favoráveis à redução da idade penal e 14,3%, contrários.
Os brasileiros praticamente se dividem, entretanto, em relação à pena de morte. Para 49% dos entrevistados, essa punição deve ser adotada no Brasil. Outros 46% são contra. A margem de erro da pesquisa CTN/Sensus divulgada ontem é de três pontos percentuais para mais ou para menos. E ai, o que voce acha deste assunto de sua opinião

Nenhum comentário: