segunda-feira, 18 de março de 2019


Transparência na informação auxilia no processo de conhecimento dos serviços oferecidos pelas Secretarias Municipais em Águas Lindas

Em Águas Lindas a população da região tem acesso direto e facilitado às informações necessárias para requerer qualquer tipo de serviço ofertado pelas Secretarias Municipais. 

Estas informações podem ser solicitadas nas próprias Secretarias Municipais pelo requerente indo até a unidade ou via contato telefônico.

Além deste procedimento comum os cidadãos águas lindense tem acesso as informações por meio das redes sociais e site oficial da Prefeitura, que ofertam informações de interesse da população, como por exemplo: é possível saber em que bairro tem acontecido manutenções asfálticas ou obras em geral até mesmo como procurar ou se inscrever em algum tipo de serviço de benefício socioassintencial como o Bolsa Família. 

"A informação pode ser procurada pelo próprio morador em veículos de comunicação, como a internet, mas o diferencial é que o cidadão águaslindense recebe informação do que está ocorrendo na cidade em que reside e de como procurar os serviços ofertados nas Secretarias Municipais, pois estas atendem as demandas locais e acolhem as sugestões dos moradores.

Em Águas Lindas a transparência da informação não acontece somente com relação aos recursos para a manutenção da cidade, mas também em como solicitar serviços que auxilie a população, como por exemplo: a sair de alguma situação de risco social, como o desemprego ou até mesmo solicitar um benefício para si ou sua família, como o BPC e o Bolsa Família.

A transparência na informação gera conhecimento e um cidadão bem informado pode saber mais sobre seus próprios direitos. 

Uma das minhas preocupações como prefeito de Águas Lindas é que além da população poder contar com os serviços mais conhecidos, como os realizados no hospital municipal e na Policlínica, os das escolas e creches, que estes saibam também que existem serviços mais específicos, como os que auxiliam vítimas de violência física, pois este não ocorre somente nas delegacias, mas também na Assistência Social por meio do CREAS, ou que existem serviços próprios para gestantes nos CRAS e nas UBS. 

Me preocupo com esta questão, pois nem todos os moradores do município conhecem todos estes serviços, principalmente os que são relacionados aos direitos sociais. E com acesso facilitado as informações estes podem buscar seus próprios interesses e o de sua família. 

A informação auxilia no processo de emponderamento das famílias na cidade. Esta é uma questão de responsabilidade e ética desta gestão", descreveu o prefeito Hildo do Candango. 



Nenhum comentário: