segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Obras do Hospital de Águas Lindas são acompanhadas de perto por grupo de trabalho

Cristina Rosa - fotos: João Sérgio/
Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

A previsão de conclusão das obras do Hospital de Águas Lindas de Goiás é fevereiro de 2017. Esta foi uma das informações compartilhadas em reunião realizada na sexta-feira (29/1), no edifício-sede do Ministério Público de Goiás, que reuniu representantes do Ministério Público Federal, Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), além do prefeito de Águas Lindas e integrantes da empreiteira Versa, responsável pela obra.
Esta foi mais uma reunião ordinária coordenada pelo Programa do Entorno do Distrito Federal do MP-GO, que tem acompanhado o cronograma de execução da obra. As reuniões ocorrem a cada dois meses, sendo que equipes do Ministério da Saúde visitam a obra mensalmente e da SES, a cada 10 dias.
No último encontro, realizado em novembro do ano passado, foi apontado o baixo número de pessoas trabalhando na obra e a necessidade de readequação do cronograma, com prazo máximo de conclusão de 14 meses. Dessa forma, nesta reunião, os representantes da empreiteira apresentaram o novo cronograma, com previsão e conclusão da obra em fevereiro de 2017. Também foi verificada a adequação de pessoal na frente de trabalho, que aumentou de cerca de 40 para 92 funcionários.
De acordo com o coordenador-geral de Acompanhamento e Prestação de Contas do Ministério da Saúde, André Luiz Alves Martins, cerca de 30% da obra está executada. Ele ponderou, contudo, que o ritmo ainda está lento, mas, diante do compromisso assumido pela empreiteira, de que aumentará para 120 o número de trabalhadores na obra, acredita que a conclusão será no prazo definido.
Questionado pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde, Érico de Pina, sobre o valor estimado para a conclusão da unidade, André Martins informou que será de cerca de R$ 14 milhões, com uma estimativa de custeio mensal de R$ 1,2 milhão. A unidade funcionará como um hospital geral, contando com 116 leitos de UTI, sendo 12 pediátricas, 12 adulto e 92 enfermaria, com 11 mil m² de área construída.
Durante o encontro foi sugerido ainda, pela SES e pelo Ministério da Saúde, que a empresa execute as obras em blocos e de forma independente, com mais de uma frente de trabalho, para agilizar a conclusão. Caso não faça, poderá haver atraso no cronograma.
A representante do Ministério Público Federal, procuradora Ana Paula Araújo, esclareceu que ingressou com ação de improbidade administrativa em relação ao primeiro convênio feito entre a União e o município, que inicialmente estava conduzindo a obra. Sobre este convênio, o Ministério da Saúde apresentará um extrato gerencial do que foi executado. Já a SES apresentará ao MPF o edital, o contrato e o cronograma de realização da obra, que passou a ser gerida pelo Estado.
Como compromisso, a empresa garantiu que fará adequações imediatas referentes às normas de limpeza, alimentação e equipamentos de proteção. Por fim, ficou definido que no dia 30 de março uma equipe do Ministério da Saúde, da SES e do MPF farão vistoria no local, para acompanhar a execução até a data. 
A próxima reunião foi agendada para o dia 1º de abril, às 15 horas, na sede do MP-GO. Pelo MP, participaram da reunião os coordenadores do Programa Entorno do Distrito Federal do MP-GO, Bernardo Boclin Borges, e do Centro de Apoio Operacional da Saúde, Érico de Pina, além da promotora de Justiça de Águas Lindas Tânia D'Able Rocha de Torres Bandeira. 




Nenhum comentário: