terça-feira, 14 de abril de 2015

Choques elétricos x Árvores: o perigo está em sua calçada
Assessoria: Meire Biudes
Lambda Comunicação

Freqüentemente recebemos alertas de notícias sobre choques elétricos nas ruas, resultado de fios partidos, postes e grades energizadas. Mas é bom saber que as árvores representam um enorme perigo e estão ali, a poucos passos do portão da sua casa ou do seu prédio.
As grandes cidades têm enfrentado um problema recorrente em época de chuvas: a queda de grandes árvores devido aos ventos e grandes volumes de chuva. Essas árvores quase sempre caem na fiação da rede aérea e as conseqüências são aquelas que conhecemos pelos noticiários.
Porém, hoje uma notícia nos chamou a atenção: uma árvore gigantesca, na cidade de Campo Grande – MS, ganhou até uma placa e título de ‘árvore elétrica’. É que a árvore, um enorme Ficus, está totalmente entranhada na rede aérea chegando até a se enroscar na cerca eletrificada da casa em frente. 
O problema está tão sério que, depois de algumas pessoas terem sofrido choque elétrico apenas por tocar na árvore, e não tendo retorno dos inúmeros pedidos de poda (documentos protocolados desde 2011), os donos da casa cuja calçada ‘hospeda’ a árvore, resolveram colocar uma placa alertando a todos para a ‘árvore elétrica’.
Parece brincadeira, mas o problema é muito sério. Tão sério que nos chama o fato de que as pessoas que levaram o choque não terem sofrido sérias seqüelas, já que a energia que está em contato com a árvore corresponde a 13.800v – um choque aqui é fatal!
A pergunta que fazemos é: se alguém efetivamente tomar um choque elétrico ao tocar nesta árvore energizada e vir a falecer, de quem será a culpa? Da concessionária de energia local? Da prefeitura? Dos moradores? Ou da própria árvore?
Segundo dados levantados pela Abracopel, em 2014 aconteceram 80 acidentes relacionados a fios partidos na rua, sendo que em 57 destes acidentes, pessoas perderam suas vidas.
A Abracopel é a única entidade nacional que levanta dados de acidentes envolvendo eletricidade em diversos locais e situações, segmentando-os por faixa etária, local, gênero e profissão. Caso precise de dados específicos, nos contate!



Nenhum comentário: