sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Marconi Perillo anuncia os novos secretários do governo de Goiás

Com reforma administrativa, houve uma redução de 16 para 10 pastas.
Primeiro escalão vai ser empossado em uma cerimônia nesta sexta-feira (2).


G1
O governador de Goiás Marconi Perillo divulgou no fim da tarde desta quinta-feira (1ª) a lista com os novos secretários para o seu 4º mandato. Com a reforma administrativa proposta pelo tucano, haverá uma redução de 16 para 10 pastas, com redução de gastos estimada em R$ 300 milhões nos custos do estado. Os escolhidos serão empossados em uma cerimônia que vai acontecer na sexta-feira (2), no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.
O anúncio foi feito por meio de nota enviada pela assessoria do governador, que tomou posse nesta manhã, na Assembleia Legislativa de Goiás. A solenidade reuniu cerca de 700 pessoas. Ao chegar, o governador concedeu entrevista coletiva destacando o desenvolvimento do estado ao longo dos últimos anos. "Goiás tem hoje um projeto que é respeitado e reconhecido em todo o país", destacou. Em seu discurso, Marconi citou um poema de Cora Coralina e relembrou seu primeiro mandato.
saiba mais
Das secretarias já existentes, apenas cinco seguirão inalteradas. Na pasta de Gestão e Planejamento (Segplan), Thiago Peixoto assume o cargo no lugar de Leonardo Vilela, que passará a comandar a Saúde (SES). Na pasta de Governo, Henrique Tibúrcio entra no lugar de Joaquim Alves de Castro Neto. Já na Fazenda (Sefaz), José Taveira dá lugar a Ana Carla Abrão Costa. Por fim, na Casa Civil, José Carlos Siqueira permanece no cargo.
As outra pastas serão condensadas nas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, chefiada pelo vice-governador José Eliton; Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, administrada por Vilmar Rocha; Raquel Teixeira assume a Educação, Cultura e Esporte; na área de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Joaquim Mesquita mantêm o cargo; e Lêda Borges de Moura assume a pasta da Mulher, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Trabalho.
Sobre a criação das super secretarias, Vilmar Rocha não vê prejuízos na administração ao condensar tantas áreas. "Se você pegar por exemplo uma cidade, ela precisa de infraestrutura, meio ambiente e de assuntos metropolitanos, naturalmente. Então não são divergentes. O que você tem que fazer é a integração dessas áreas para ter um projeto comum", disse.
Os novos secretários ainda vão se reunir com o governador para definirem as estratégias de cada pasta. "Vamos ver as diretrizes que ele [Marconi] quer para essa pasta, mas pelo que já conversamos, é uma articulação e uma aproximação do governo com os outros poderes, municípios e outros órgãos para que possamos fazer um governo muito unido", disse Henrique Tibúrcio.
Veja abaixo a lista completa dos novos secretários:
- José Eliton de Figuêredo Júnior para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação;
- José Carlos Siqueira para a Secretaria de Estado da Casa Civil;
- Vilmar da Silva Rocha para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos;
- Ana Carla Abrão Costa para a Secretaria de Estado da Fazenda;
- Thiago Mello Peixoto da Silveira para a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento;
- Henrique Tibúrcio Peña para a Secretaria de Estado de Governo;
- Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira para a Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte;
- Joaquim Cláudio Figueiredo Mesquita para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária;
- Leonardo Moura Vilela para a Secretaria de Estado da Saúde;
- Lêda Borges de Moura para a Secretaria de Estado da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho.


Nenhum comentário: