segunda-feira, 14 de abril de 2014

Rede social foca na interação entre cidades

A Rede Cidade Digital (RCD), uma iniciativa de fomento à implantação de soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), lançou em fevereiro o Sistema UNI, batizado de Rede Social das Cidades Digitais. E, em 2 meses, esta plataforma, voltada a aproximar gestores públicos e desenvolvedores de soluções para as cidades, já conta com mais de 300 usuários, entre os quais dezenas de municípios e de prestadores de serviço.
Este rápido crescimento tem explicação. Segundo o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, o grande interesse é atribuído à necessidade de informação que os gestores municipais precisam para implantar projetos de Cidade Digital. "Ao longo dos últimos anos, percebi que os gestores buscavam conhecimento de modo continuado e colaborativo para melhorar a vida nos municípios e encontrar meios de modernizar as administrações e atender aos cidadãos com serviços online", esclarece Marinho.  
A última novidade do UNI é um sistema de Feed de notícias, que permite aos usuários debaterem e divulgar assuntos relacionados à implantação de soluções em TIC em suas cidades. Segundo Marinho, esta atualização foi desenvolvida após a verificação juntos aos gestores que buscavam um canal de divulgação de licitações para empresas de tecnologia. "Fizemos uma pesquisa com membros do Sistema para encontrar uma funcionalidade que desenvolvesse e agilizasse os processos das políticas públicas de cidade digital e inteligente. Assim, recebemos a necessidade de um canal onde as compras das prefeituras possam ser divulgadas, para ampliação da concorrência, mas, acima de tudo, para garantir que houvesse fornecedores para as necessidades das prefeituras", destaca.
A plataforma virtual de interação permite que cidadãos, pesquisadores, prefeituras, entidades representativas e empresas de tecnologia tenham perfis e possam trocar informações. O Sistema UNI é gratuito e para utilizar é necessário apenas realizar cadastro. Além disso, o usuário tem acesso ao Mapa das Cidades Digitais do Brasil. Este mapa, que pontua atualmente quase 600 localidades, sistematiza informações sobre municípios com políticas públicas voltadas a inclusão digital, tendo como base a pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e informações de veículos oficiais de prefeituras e governos estaduais. As prefeituras com perfis no Sistema “UNI”, possuem destaque no Mapa e podem atualizar os dados de suas políticas públicas constantemente.
Serviço:
(41) 3015-6812


Nenhum comentário: